quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A febre do LED!!

A febre das lâmpadas LED está aquecendo o mercado de iluminação. Mas para quem ainda não sabe sobre sua origem e suas vantagens, vou falar um pouco sobre isso tudo.
LED (Lighter emitter diode), é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz. É a mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Apesar de ser um componente muito comentado hoje em dia, sua invenção aconteceu em 1963, por Nick Holonyac. Na época existia somente na cor vermelha, com baixa intensidade luminosa. Por muito tempo, o LED era utilizado somente para indicação, sinalizando se o aparelho (rádio, televisão, etc). Em 1975 surgiu o primeiro LED verde. Já nos anos 90 ganhou as cores azul, verde e todo espectro de cores que conhecemos hoje.
Elas são menores e muitas vezes mais econômicas, já que apresentam uma longa vida útil, chegam a durar aproximadamente 10 anos.
Suas características são diversas: 

- São lâmpadas frias - ou seja, não esquentam - pois não possuem o infravermelho;
- Controle dinâmico da cor - com a utilização correta pode-se obter um espectro variado de cores, incluindo várias tonalidades do branco, permitindo um ajuste da cor desejada.
- Acionamento instantâneo
- Cores vivas e saturadas e sem filtros - emite comprimento de onda monocromático, que significa emissão de luz na cor certa, tornando-a mais viva e saturada. Os LEDs coloridos dispensam a utilização de filtros que causam a perda da intensidade e provocam a alteração de cor, principalmente em luminárias externas, em função da ação da radiação ultravioleta do sol.
- Ausência de ultravioleta - são ideias para aplicações onde este tipo de radiação é indesejado. Ex: Obras de arte - devido a ausência de radiação infravermelho, faz com que o feixe de luz luminoso seja frio.
- Ecologicamente correto - pois não utiliza mercúrio em sua composição, não causando dano à natureza.

Vejam como é variada a sua utilização:

Iluminando a bancada da cozinha com fitas de LED..


 ..o gaveteiro, facilitando sua utilização..


..e organizando os utensílios!


Para iluminar prateleiras de vidro dentro do closet


Iluminando o quarto: embaixo da cama, na escada e no cortineiro


 Iluminando escadas e corrimão


Chuveiros que emitem luzes de cores - a cromoterapia - 
através dos jatos de água, como estes chuveiros italianos Guglielmi.


Iluminando piscinas


Utilizando o bastão de luz na decoração


Tendo utilidade!


Luminárias pendentes com design inovador, 
super leve, onde o menos é mais!



O monumento do Cristo Redentor este ano completou 80 anos! E consequentemente, o Rio passou a brilhar de outra forma. O monumento ganhou uma iluminação em LED, com a instalação de 300 projetores de LED. O projeto é assinado pelo light designer Peter Gasper. Uma parceria da Osram, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a prefeitura da cidade.
Assista o vídeo:




Para se ter uma ideia, o consumo de toda a obra de iluminação do Cristo Redentor, que antes era equivalente a 40 chuveiros elétricos residenciais, agora não será maior do que o de dois chuveiros elétricos, ou seja, trata-se de uma obra extremamente sustentável. Entre as várias vantagens, o novo sistema oferece flexibilidade, inovação e simplicidade. A tecnologia extremamente eficiente quanto ao consumo de energia e a fácil gestão remota merecem destaque especial. A programação e o acionamento das cenas poderão ser realizados via internet, celular ou tablets. Além disso, o sistema é inteligente e, caso haja falta de luz, o gerador é acionado e mantém as cenas funcionando conforme a programação estabelecida.




Viva a Cidade Maravilhosa!!! Ela merece!!!



Fonte: osram, moka kitchen art, portal guia abc

1 comentários:

Regina disse...

Bom dia Aniele!
Primeiro quero dizer que fiquei muito contente ao ler suas palavras, muito obrigada pelo carinho.
Meu blog tem me dado alegrias e uma delas foi o seu comentário. Muito obrigada!

Segundo, gostei muito dessa sua explicação, pois não sabia a metade do q escreveu aqui. E sempre é bom aprender.
Um grande abraço

Postar um comentário

Adoro todos os comentários!
Obrigada pela visita! Volte sempre!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...