Saber das cores, sua história, de como elas podem ser mais agradáveis, dos seus aspectos físicos e químicos, do seus efeitos sobre as pessoas, de como aplicá-las, dando aos espaços internos elegância e sensação de bem-estar é um pouco do que quero transmitir hoje para vocês.
Em 1966 Isaac Newton realizou um experimento com um prisma onde ele descobriu que a luz branca pura contém o espectro completo de cores, criou-se assim o primeiro disco de cores do mundo.
De lá para cá, filósofos, cientistas, artistas e desingners continuam estudando os componentes da cor e seus efeitos físicos, psicológicos e filosóficos.
O Disco de Newton é composto de 12 cores que são classificados em três categorias:
Cores primárias: amarelo, vermelho e azul
Cores secundárias: Verde, laranja e violeta
Cores terciárias: São a combinação das cores primárias com as secundárias. Com elas o Disco de Newton fica completo.
Cores análogas: São cores que estão de ambos os lados de uma cor dominante no Disco de Newton e que têm na sua formação a mesma base.
Exemplo de ambientes com cores análogas:
Cores complementares: São as cores que estão em frente uma da outra. São cores contrastantes mas que combinam entre si, por serem complementares. A mistura de duas cores complementares tem o cinza como resultado.
Exemplo de um ambiente com cores complementares:
Cores monocromáticas: É o esquema que emprega uma só cor, em várias tonalidades diferentes. Da luz para a escuridão. É muito interessante usá-los em ambientes pequenos.
Exemplos de ambientes com cores monocromáticas:
Também é muito útil saber sobre as dimensões das cores. A matiz é comumente usada de forma intercambiável com a palavra cor, mas tecnicamente se refere ao espectro de cores puras no disco das cores. O valor de cada tonalidade é determinada pela adição de branco para criar um tom, preto para criar uma sombra ou cinza para criar um tom.
Saturação é a pureza do matiz. As cores do disco são consideradas em sua forma mais pura.
Cores frias: O azul e o verde são cores frias. Trazem frescor e acalmam a mente, corpo e espírito. Por isso que quando estamos diante do mar, das montanhas, nos sentimos bem, nos inspiramos, fazendo rejuvenescer nossos sentidos.. Esses tons são indicados para se usar em ambientes onde se quer que a serenidade prevaleça.
Cores quentes: Cores como o vermelho, laranja e o amarelo emitem energia e intensidade que as cores frias não possuem. Ideal para usar em ambientes que precisam de estímulo e atividade, como por exemplo uma cozinha, sala de jogos infantil, espaço para exercícios.
Espero ter te ajudado com essa matéria a escolher a cor certa para o teu ambiente. Consulte o disco de cores, e você não irá mais errar!
Fonte: arquivo pessoal e hgtv
1 comentários:
Ani, adorei o armário do bebê! Lindo!
Postar um comentário
Adoro todos os comentários!
Obrigada pela visita! Volte sempre!
Beijos!