Ryue Nishizawa é um premiado arquiteto japonês que começou a estagiar com a arquiteta também japonesa, Kazuyo Sejima, em 1987. Ao se diplomar em 1990 pela Universidade Nacional de Yokohama, onde é professor, associou-se a Sejima. Paralelamente, mantém um estúdio independente para executar pequenos trabalhos, como residências, lojas e interiores. Nos últimos anos, vem projetando também edifícios de apartamentos e museus em várias cidades do Japão. Em 2010 eles ganharam em conjunto o Pritzker, considerado o oscar da arquitetura.
Com obras na Europa, América do Norte e Ásia, eles são autores de ícones como o prédio da Christian Dior, em Tóquio, e o edifício do New Museum of Contemporary Art, em Nova York, e adeptos de materiais tradicionais, como o concreto, o metal e o vidro.
Em setembro de 2010 ele esteve em Brasília onde ministrou uma palestra no SIAM - 1º Simpósio Internacional sobre Arquitetura e Museus, contando um pouco das suas obras, dentre as pertinentes ao tema do simpósio, como museus, ele também mostrou suas criações como designer e a Casa Moryama.
Adorei conhecer suas obras, um arquiteto que demonstra muita inteligência e potencial, e que nos passa através de suas criações leveza e praticidade!
Poltrona e utensílios de cozinha desenhados por Ryue e Kazuyo |
Cadeiras desenhadas por Ryue |
Casa Moryama - subúrbio de Tóquio |
Neste projeto, Ryue propõe um modelo alternativo de casa, fora dos padrões convencionais, com organização espacial e funcional adaptada à vida contemporânea e voltada para o coletivo.
Interior da casa - área comum |
Interior de uma das unidades |
Fonte: Arcoweb, reprodução
0 comentários:
Postar um comentário
Adoro todos os comentários!
Obrigada pela visita! Volte sempre!
Beijos!